-
Arquitetos: Gangoly & Kristiner Architects
- Área: 4550 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Paul Ott
Descrição enviada pela equipe de projeto. Além dos tópicos em relação à produção de energia e tecnologia, o uso de estruturas existentes é um dos tópicos mais essenciais na arquitetura sustentável. Novas interpretações do existente e uma 'modernização' são o foco de nossas reflexões nos projetos que envolvem um pano de fundo histórico e mais recentemente estruturas de edifícios. A implementação de um centro de eventos no antigo e amplamente protegido centro histórico de Bad Radkersburg serve como exemplo construído destas considerações.
Bad Radkersburg em grande parte deve o seu potencial de negócios à uma fonte termal, que foi descoberta na década de 1970 e levou a uma abundância de spas e hotéis em subúrbios da cidade, embora não conseguindo posicionar os negócios para o centro histórico. A ideia era mudar isso através do impulso de um novo centro cultural na cidade antiga, e contra todas as probabilidades, resistindo à posição mais óbvia de localizá-lo na área de spas nos subúrbios da cidade, foi tomada a decisão de colocar esse centro em três edifícios listados no Praça principal.
Com esta decisão veio o desafio do programa espacial: não uma única grande sala multifuncional, mas sim várias salas de diferentes tamanhos, diferentes atmosferas, oferecendo diversas possibilidades de uso, foram adaptados e colocadas nas estruturas existentes. Dependendo dos requisitos, estes espaços podem agora ser usados individualmente, combinados ou mesmo como um só espaço em todo o centro cultural.
O pátio interno, abrigado com uma cobertura de vidro foi adaptado à um foyer. A partir daqui, todas as salas são acessíveis.
Uma 'caixa preta' altamente isolada, acessível através do piso térreo, com espaço para aproximadamente 250 pessoas, é usado principalmente para eventos de música eletrônica, cinema ou de teatro. A sala de concertos acima, para 400 pessoas, com o seu revestimento de madeira pintados em diferentes tons de branco, é particularmente apto para música de câmara e aberturas seletivas oferecem visualizações particular. O seu desenvolvimento quanto à altura está de acordo com considerações acústicas e de iluminação, enquanto por outro lado, também refere-se à estrutura de cobertura de pequena escala dos edifícios vizinhos. Esta estratégia de desenho central é completada pela decisão de revestir o corpo do edifício de maneira variada com aço Corten. Através do processo de envelhecimento, surgirá uma aparência semelhante às coberturas do entorno, Assim, este material oferece correspondência ao existente sem se isentar da obrigação de criar uma arquitetura contemporânea.
Dentro do prédio a luz é suave, dando um aspecto aveludado às superfícies. Além dos grandes salões que foram projetados em contraste branco e preto, um grande número de salas de eventos menores diferem claramente em suas atmosferas. Zonas de acesso público e de encontro refletem os tons de cinza e terracota do centro da cidade velha. Os motivos dos corrimãos desenvolvidos pela Bohatsch Comunicação Visual referem-se a importância do Rio Mur para a história da cidade.
Foi uma decisão de projeto não instalar serviços de alimentação no centro em si. Ambas as praças principal e Frauenplatz à leste são concebidas como um foyer estendido e oferecem infraestrutura correspondente, auxiliando a promoção do comércio e de negócios no centro histórico de Bad Radkersburg.